quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Aos Aposentados do Brasil!

Se algo que me deixa inquieto é essa tal de previdência! Um plano governamental de um fundamento extraordinário, que reúne em percentual uma quantia fabulosa de recursos emanados da sociedade, mas que não cumpre sua finalidade na plenitude, alias como tudo da obrigação pública, sempre chega aos pedaços, na hora da precisão do contribuinte não se completa, se este não tiver um apadrinhamento.


Dia 23 será o Dia do Aposentado, eu programei me aposentar quando tinha 14 anos, aos 45 anos – pagando uma aposentaria privada à SBOFA – Sociedade Beneficente dos Oficiais das Forças Armadas e recolhendo ao INPS, pois já tinha carteira de trabalho assinada no Escritório de Contabilidade dos Varejistas de Uruguaiana, do maravilhoso cidadão, historiador, professor Raul Pont, de saudosa memória e do contabilista Jorge Rego.

O tempo passou, bati na casa dos cinqüenta e dois e não consegui realizar meu plano de aposentadoria, porque, a SBOFA quebrou no meio do caminho, aos 23 anos passei a trabalhar por conta, e desiludido por amigos mais velhos que passaram 35 anos recolhendo o valor máximo para ganhar uma aposentadoria que lhes mantivessem o padrão social, e na hora do bem bom – passaram a receber 50% do valor previsto, nunca mais recolhi para a tal previdência, que na verdade previne o salário e boa aposentadoria aos que lhe servem, aos que lhe roubam e não aos que lhe sustentam. Além disso, o fundo previdenciário nacional empresta verba para obras governamentais que não lhe ressarciam, fomentando um autêntico buraco negro.

E sinceramente, depois de ver tanto aposentado tendo que trabalhar para ter uma renda extra e ver descontado a previdência desse salário, eu nem penso mais em aposentadoria, vou tocar a vida do jeito que vier, até que o Patrão Maior resolva me aposentar definitivamente da vida terrena, ai sim vocês vão ver que aposentadoria jubilosa, no jardim da verdade verdadeira da previdência divina.

Amigos aposentados e futuros aposentados, que trabalham pela dignidade, pelo sustento honesto, que não roubam, que não invadem os espaços alheios, que não trapaceiam, a cada dois anos temos eleições nesse país, daí sugiro que pelo voto, num estado democrático pleno, em paz, com muita categoria e sapiência que lhes fez chegar até aqui, (lembrem-se de aposentarem de vez, esses que enquadrilhados passam a vida toda mentindo, vendendo voto e mamando no público, sem nunca terem trabalhado a favor da coletividade, da nação), para que nossos filhos, nossos netos, possam recolher para a previdência e receberem o justo e não esmola, acompanhada de esfarrapadas desculpas.

Para pensar: Cumprir Lei deveria gerar benéfico e não só obrigação.

ATENÇÃO > Adquira nossa AGENDA GAÚCHA 2012 / peça também o CD - DOROTÉO FAGUNDES - 25 ANOS DE GAUCHISMO – Vol. 1, a venda na CAMPESINA – Feira Permanente de Produtos Regionais Gaúchos / fone 51-3212.2731 – ou por e-mail tarca@tarca.com.br. Até a próxima edição; domingo prosearemos, das 6 às 9 horas da manhã, no Programa Galpão do Nativismo da RÁDIO GAÚCHA - AM; e no Programa Gauchesco & Brasileiro em mais 60 emissoras de rádio na Região Sul do Brasil. Apoio: PLANALTO – Transportando Cultura.

Obs.>esta matéria também está na internet nas páginas:
http://www.tarca.com.br/;
http://www.buenas.com.br/;
http://www.cybergalpao.com.br/;
http://www.chasquepampeano.com.br/;
http://www.jornalabcreporter.com.br/;
www.ctgraizesdosul.com.br/chasquito
http://www.ocariucho.com.br/;
http://www.conjuntomusicalospampeiros.blogspot.com/;
http://www.sitiodogauchotaura.blogspot.com/;

CONTATE conosco > fones (51) 3499.2439 / 3499.2473 - Endereço: Rua Dona Martha, 424 CEP: 92.990-000 / Eldorado do Sul / RS - BR / E-mail > tarca@tarca.com.brhttp://www.tarca.com.br/.

Fonte! Coluna Regionalismo nº 485, do dia 24 de janeiro de 2012, por Doroteo Fagundes de Abreu.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

O Parabéns Crioulo!

Umas das coisas notáveis do ser gaúcho é buscar personalização de costumes que se aquerenciam aqui, ou seja, mania de dar jeito gaúcho ao que vem de fora. Foi assim com a música, com a dança e outros costumes, como a missa que antes só se rezava em latim.


Foi aqui no sul que o Padre Paulo Aripe, gaúcho de quatro costado, encilhou seu pingo, foi ao vaticano e cancheou o Papa, que lhe concedeu autorização para rezar a missa a moda gaúcha, oficializando assim a Missa Crioula, que ele por conta própria já rezava de quando em vez nos CTGs e acabou sendo aderida pela Igreja Católica á rezar nos templos, influenciando todos os credos a fazerem o mesmo, tendo assim seus cultos crioulos.

Logo depois dessa conquista do padre Paulo Aripe, que já mateia no céu perto de Deus, os negros norte-americanos foram ao PAPA pedir a mesma licença para realizarem suas missas carismáticas que viraram atração turística nos Estados Unidos. Mas foi o padre gaúcho de Uruguaina que na década de 1970 – primeiro mexeu na liturgia milenar católica, tanto que logo o vaticano acabou ordenando que as missas não fossem mais rezadas em latim e sim, no idioma dos países onde a igreja se encontrara.

Mas não paremos por ai, a mania de se agauchar tudo que não é nativo e aquerenciado aqui, antes da Missa Crioula, teve o Parabéns Crioulo!

Na segunda década de 1900, o mundo ocidental passou a se alegrar nos dias de aniversário de seus familiares em festas intimas, interpretando em coro o conhecido "Happy Birthday to You" de Robert Coleman, que parodiu a música criada em 1893, pelas professoras Mildred e Patricia Smith Hill de Kentucky - EUA. No Brasil, em 1942 a paulista Bertha de Mello, compôs a letra do nosso Parabéns a Você, abrasileirando o canto dos norte-americanos .

Mas para os gaúchos isso era pouco, tanto que em 1958, dois qüeras, um de General Câmara – chamado Eleu Salvador e outro de Bagé – chamado Dimas Costa, resolveram compor o Parabéns Crioulo, que felizmente hoje é cantado em todas as festas de aniversário de gaúcho em qualquer querência, acolherado no Parabéns a Você, norte-americano, abrasileirado.

Sinceramente eu acho isso magnífico, traduzir ao seu ambiente um costume estrangeiro que é muito diferente de copiar, nesse caso é nacionalizar um costume mundial, afinal todos um dia nascemos e precisamos lembrar disso por várias razões, sócio, econômicas e políticas, mas sobre tudo para passarmos uma régua na consciência e medir o que de bom realizamos na vida a cada ano que passa e mais, para resgatarmos o que de errado fizemos no passado, á termos um destino feliz.

E nesse momento, vamos cultuar a memória dos compositores do Parabéns Crioulo, da música – Dimas Costa (radialista, poeta, escritor e ator bageense) que estaria de aniversário no dia 20 de janeiro e do autor da letra – Eleu Salvador, (compositor, ator e locutor dublador de filmes), falecido em 10 de agosto de 2007.

Para pensar – Não é correto fugir de nossas raízes, por uma questão de identidade.

ATENÇÃO > Adquira nossa AGENDA GAÚCHA 2012 / peça também o CD - DOROTÉO FAGUNDES - 25 ANOS DE GAUCHISMO – Vol. 1, a venda na CAMPESINA – Feira Permanente de Produtos Regionais Gaúchos / fone 51-3212.2731 – ou por e-mail tarca@tarca.com.br.  Até a próxima edição; domingo prosearemos, das 6 às 9 horas da manhã, no Programa Galpão do Nativismo da RÁDIO GAÚCHA - AM; e no Programa Gauchesco & Brasileiro em mais 60 emissoras de rádio na Região Sul do Brasil. Apoio: PLANALTO – Transportando Cultura.

Obs.>esta matéria também está na internet nas páginas:
www.tarca.com.br;
www.buenas.com.br;
www.cybergalpao.com.br;
www.chasquepampeano.com.br;
www.jornalabcreporter.com.br ;
www.ctgraizesdosul.com.br/chasquito;
www.ocariucho.com.br;
www.conjuntomusicalospampeiros.blogspot.com
www.sitiodogauchotaura.blogspot.com

CONTATE conosco > fones (51) 3499.2439 / 3499.2473 - Endereço: Rua Dona Martha, 424 CEP: 92.990-000 / Eldorado do Sul / RS - BR / E-mail > tarca@tarca.com.br; www.tarca.com.br

Fonte! Coluna Regionalismo nº 484, de Dorotéo Fagundes de Abreu, do dia 16 de janeiro de 2011.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Dia dos Santos Reis!

Dia 6 de janeiro foi o Dia dos Santos Reis, o verdadeiro dia de dar presentes, copiando o que os Reis Magos promoveram na chegada a Belém, em visita a Sagrada Família.

Eles foram chegando, vindos de longe, seguido uma estrela, pois sabiam do nascimento de Cristo e foram ao seu encontro. Jesus o mestre de todos os mestres que nasceu no dia 25 de dezembro, assombrando os poderosos da época que se sentiram ameaçados com seu propalado poder, pois estava nascendo o Rei dos Reis e isso causou espanto, medo, daqueles que se distanciaram de Deus e se sentiam donos do mundo.

O todo poderoso do Império Romano, mandou matar todas as crianças nascidas naquele período para não correr riscos de perder o trono. Quanta ignorância e maldade num homem só, ignorância pelo tema, pois ninguém governa ninguém sem ter conhecimentos, mas ninguém tem realmente poder sem ter sabedoria, e sabedoria é saber da vida eterna.

Mesmo Roma indiscriminadamente decapitando meninos recém nascidos, Deus salvou Jesus, como salvou Moisés, o Rei dos Judeus que os salvou das garras dos poderosos do velho Egito.

E da mesma forma que Moisés e Jesus foram anunciados por profetas, chega definitivamente a Nova Era em 2012, e nessa não descreveram qual avatar encarnaria na terra para nos salvar, porque já são milhares os espíritos de luz que estão ai e chegando, para tomarem conta dos postos mais altos da terra e conduzirem esta ao grande destino de elevação moral que teremos.

Ficarão os que nunca perderam a esperança, que não se corromperam, que não traíram os mandamentos de Cristo. Há quem duvide da Nova Era, como duvidarão sempre os que não querem o peso da consciência do mal que praticaram e praticam contra a humanidade sofrida, pelas guerras, pelos atos assinados de governantes tiranos, fariseus das pátrias.

Mas há tempo de mudar esse jogo sujo que tanto mal nos traz, e aliviar o impacto negativo semeado pelo poder se os que nele acamparam, levantarem as âncoras da ganância, secarem os lagos da vaidade e da arrogância, e marcharem na estrada do bem comum, não mais por si, mas por seus filhos e netos.

Esse gesto de arrependimento seria o grande presente que o mundo precisava logo do dia dos Reis Magos, para que hoje no pago pudéssemos cantar nos Ternos de Reis temporão, que a salvação está dentro de cada um de nós e não no poder material que temos.

Para pensar: Só existe um poder o interior que é do bem, o poder de fazer o mal é exterior.

ATENÇÃO > Adquira nossa AGENDA GAÚCHA 2012 / peça também o CD - DOROTÉO FAGUNDES - 25 ANOS DE GAUCHISMO – Vol. 1, a venda na CAMPESINA – Feira Permanente de Produtos Regionais Gaúchos / fone 51-3212.2731 – ou por e-mail tarca@tarca.com.br Até a próxima edição; domingo prosearemos, das 6 às 9 horas da manhã, no Programa Galpão do Nativismo da RÁDIO GAÚCHA - AM; e no Programa Gauchesco & Brasileiro em mais 60 emissoras de rádio na Região Sul do Brasil. Apoio: PLANALTO – Transportando Cultura.

Obs.>esta matéria também está na internet nas páginas:
http://www.tarca.com.br/;
http://www.buenas.com.br/;
http://www.cybergalpao.com.br/;
http://www.chasquepampeano.com.br/;
http://www.jornalabcreporter.com.br/;
www.ctgraizesdosul.com.br/chasquito
http://www.ocariucho.com.br/
http://www.conjuntomusicalospampeiros.blogspot.com/
http://www.sitiodogauchotaura.blogspot.com/

CONTATE conosco > fones (51) 3499.2439 / 3499.2473 - Endereço: Rua Dona Martha, 424 CEP: 92.990-000 / Eldorado do Sul / RS - BR / E-mail > tarca@tarca.com.br; http://www.tarca.com.br/.

Fonte! Colunra Regionalismo nº 483, do dia 09 de janeiro de 2012, por Dorotéo Fagundes de Abreu.

Primeiro Revellion Gaudério do ICF

Na passagem de 31 de dezembro para 1º. de janeiro/2012, o mundo mais uma vez se abraçou, muitos choraram de alegria e outros de tristeza por estarem sós, abandonados, alheios ao que naturalmente todos deviam ter, o direito de viver em comunhão, em amor, em família, em sociedade, em paz.

Foi o Dia da Confraternização Universal, mas em algum lugar do mundo havia guerra, ódio entre povos para poucos serem “felizes”. Porém louvamos a Deus porque na maior parte do planeta há paz, em especial no Brasil, no Rio Grande, em Uruguaiana onde acampamos para celebrar o Ano Novo, os 30 anos do programa Galpão do Nativismo, os 10 anos de nosso trabalho pela cultura regional do Brasil no microfone da Rádio Gaúcha, comungado por mais 10 emissoras do RS, em SC e no PR.

Neste 2012, serão 30 programas gerados fora do estúdio e escolhemos dar início a essa turnê justamente onde o sol se inclina para dizer a Deus, no extremo oeste do Brasil, na linha de divisa brasileira entre Argentina e Uruguai, onde três países desde 1864, plasmam exemplarmente a paz, mostrando ao mundo que cor, idioma, crenças, não são mais fortes do que o desejo geral humano de viver fraternalmente.

Em Uruguaiana eu nasci no ano de 1959 e desde então aprendi que as cores da nossa bandeira que amamos é tão linda quando as cores de qualquer bandeira que representam uma nação, mas não o mundo providenciado pela divindade a que repartamos e respeitemos os espaços, como zelamos o quintal da nossa casa.

E é com esse espírito que o Estado Maior dos Cavaleiros Farroupilhas, parceiros do Sistema Tarca de Comunicação e da Rádio Gaúcha, que defendem o lema FAZENDO PÁTRIA SEMENANDO CULTURA, acamparam com apoio da Estância São Miguel da Agro-pecuária Odair Gonzalez, de 28 de dezembro a 4 de janeiro na Santa Velha, no ponto de nascença da Uruguaiana farrapa de Domingos José de Almeida, que arrastou na cincha do ideal farroupilha prá o lado de direito do Rio Itapitocaí, esta cidade fronteira - que é toda coberta de um céu cor de anil, que tem a honra mais bela de ser sentinela do nosso Brasil.

Para pensar: Sem perdermos as origens é que se vive bem o presente e se chega melhor no futuro. Salve a Nova Era!

Esta Matéria também está na internet nas páginas:
http://www.tarca.com.br/;
http://www.buenas.com.br/;
http://www.cybergalpao.com.br/;
http://www.chasquepampeano.com.br/;
http://www.jornalabcreporter.com.br/;
www.ctgraizesdosul.com.br/chasquito
http://www.ocariucho.com.br/;
http://www.conjuntomusicalospampeiros.blogspot.com/
http://www.sitiodogauchotaura.blogspot.com/

ATENÇÃO > Adquira nossa AGENDA GAÚCHA 2012 / peça também o CD - DOROTÉO FAGUNDES - 25 ANOS DE GAUCHISMO – Vol. 1, a venda na CAMPESINA – Feira Permanente de Produtos Regionais Gaúchos / fone 51-3212.2731 – ou por e-mail tarca@tarca.com.br Até a próxima edição; domingo prosearemos, das 6 às 9 horas da manhã, no Programa Galpão do Nativismo da RÁDIO GAÚCHA - AM; e no Programa Gauchesco & Brasileiro em mais 60 emissoras de rádio na Região Sul do Brasil. Apoio: PLANALTO – Transportando Cultura.

Fonte! Coluna Regionalismo nº 482. de 03 de janeiro de 2012, por Dorotéo Fagundes de Abreu